Vestibular 2010

Já estão abertas as inscrições para o concurso Vestibular 2010 da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, que poderão ser feitas até o dia 10 de outubro de 2009. Os candidatos só poderão se inscrever através do site www.uesc.br. As provas serão realizadas nos dias 10,11 e 12 de janeiro de 2010. Veja abaixo a relação das obras literárias recomendadas, divulgada pelo Departamento de Letras e Artes da UESC, para serem aplicadas no concurso Vestibular no triênio 2010 -2012.

Vagas - A UESC oferece 1.440 vagas em 29 cursos de graduação sendo 18 de bacharelado: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Sistemas, Física, Geografia, Lea, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, Química e 11 de licenciatura: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Reserva - A Universidade conta com o sistema de cotas no processo seletivo em todos os cursos de graduação. São beneficiados com 50% das vagas estudantes que tenham cursado todo o ensino médio e os últimos quatro anos do Ensino Fundamental em escola pública, sendo que, desse percentual, 75% serão destinados aos estudantes que se auto declararem negros. Em cada curso serão admitidas até duas vagas para índios reconhecidos pela Funai ou moradores de comunidades remanescentes de quilombos.

Enem - De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Flávia Moura Costa, "a UESC, assim como todas as universidades estaduais do Estado da Bahia, decidiu, dentro da sua autonomia, não participar em 2009 do novo Enem instituído pelo MEC para preenchimento de suas vagas em 2010, não por ser contrária a este processo, mas porque, em princípio, apenas as universidades federais foram convocadas para as conversações com o MEC. Destas, algumas optaram por aderir imediatamente, outras não aceitaram participar logo agora e, outras, aderiram parcialmente, a exemplo da UFBA. As universidades estaduais baianas, após o processo Vestibular 2010 e apreciação dos resultados da primeira experiência das universidades que participaram parcial ou integralmente do novo Enem, irão discutir com a comunidade acadêmica a possibilidade de adesão em 2011", concluiu a pró-reitora de Graduação.


Obras literárias recomendadas:

DIAS, Gonçalves. I Juca Pirama. Rio de Janeiro, Ed. Martin Claret, 2002.
ASSIS, Machado de. Papéis avulsos. Rio de Janeiro, Ed. Martin Claret, 2006.
BARRETO, Lima. Recordações do escrivão Isaias Caminha. São Paulo, Ática, 1998.
ANDRADE, Mário de. Amar, verbo intransitivo. São Paulo, Ed. Vila Rica, 1995.
MATTOS, Cyro de. (Org). O conto em 25 baianos. Ilhéus, Editus, 2000.
ROSA, Guimarães. Primeiras histórias. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2005.
SANT´ANNA, Sérgio. Senhorita Simpson. São Paulo, Cia das Letras, 1989.

Entre as obras elencadas acima, duas são de Domínio Público: "I Juca Pirama" de Gonçalves Dias, e "Papéis Avulsos" de Machado de Assis. Elas podem ser baixadas e impressas livremente. Clique aqui e veja sugestões de portais para realização de download das obras.

0 comentários:

formspring.me

Copyright © 2009 - เ'м вล†ล†eเиђล - is proudly powered by Blogger
Smashing Magazine - Design Disease - Blog and Web - Dilectio Blogger Template