A agência digital Razorfish divulgou suas recomendações para ajudar executivos a assumir o controle de suas marcas no Twitter e estabelecer uma presença bem sucedida na rede social.
Não é só mais orientação oportunista sobre o microblog. São reflexões pertinentes para todos nós, comunicólogos, que sabemos da importância doTwitter como ferramenta de marketing.
Vale ficar atento (sempre!)
- Familiarize-se com o Twitter através de uma análise das marcas de sucesso como a Dell (dell.com/twitter), Zappos (twitter.com/Zappos) e Comcast (twitter.com/comcastcares)
- Veja o que está sendo dito no Twitter sobre a sua marca.
- Identifique os objetivos iniciais para usar o Twitter, incluindo o que se possa qualificar como uma história de sucesso do Twitter para a sua marca.
- Observe atividades competitivas e potenciais considerações legais, especialmente se já existe uma conta de Twitter que usa o nome de sua marca ou outra propriedade intelectual associada a ela.
- Pesquise antes de decidir como apropriar uma oportunidade - fazer ofertas ou construir uma comunidade, tom de voz e método de conversação baseados no engajamento - que pode ser bom para sua marca.
- Mesmo se a sua empresa está utilizando o Twitter apenas para ouvir, é necessário monitorar as conversas e os concorrentes.
- Mapear um plano para o conteúdo que irão compartilhar, incluindo o conteúdo inicial valioso par para despertar o interesse do usuário.
- Integrar sua conta do Twitter em toda a sua experiência em marketing, incorporando-o como um feed no site da empresa, incluindo a sua URL em outros pontos de comunicação e assim por diante.
- Manter a dinâmica, responder a perguntas e participar de conversas sem seguir um “sistema de marketing orientado”.
- Transpor o valor de sua marca no discurso através de seus tweets, ouvir continuamente, aprender e aperfeiçoar suas atividades no Twitter.
Estes são alguns aprendizados a serem seguidos. Mas, como em todas as mídias sociais, as marcas estão mais imunes. Por isso é importante é compreender as próprias atitudes no Twitter, para que a marca não acabe manchando sua reputação. Por outro lado, as marcas que usaram o Twitter com a atitude correta, estão colhendo recompensas formidáveis. É o caso da Dell, que utilizou o microblog para promover descontos e em poucos dias gerou mais de 2 milhões de seguidores. Veja mais exemplos postitivos, aqui.
0 comentários:
Postar um comentário