Vamos fazer uma pequena análise do Jesus do Evangelho de São Lucas, podemos nota que ele tem uma forte preocupação com os pobres, aplicando para a solidariedade.
Cristo é a luz das Nações, ele veio para a humanidade. Mostrando a sua hereditariedade desde Adão. Também ele é o Salvador do mundo (ele veio para proclama o amor universal e a misericórdia de Deus. Já a missão dos discípulos é levar as boas-novas do Reino a todos os povos, “até os confins da terra”.
Em suas parábolas mostra que Deus vai atrás daquele que se perdeu, demonstrando o seu amor também para aqueles que faziam parte do seu reino de amor e desistiu ou não caminhar mais nos caminhos do Senhor. O Redentor divino que veio para salvar os perdidos. Salva do poder dos espíritos maus, de enfermidades graves da lepra e, inclusive, do poder e das conseqüências do pecado. Além disso, Lucas nos apresenta Jesus como o Salvador Todo-poderoso que tem poder e autoridade divina para ressuscitar os mortos. Sendo um com o Pai, tem igualmente poder sobre a natureza e pode salvar seus discípulos de uma violenta tempestade, e livrar da fome a multidão.
Jesus quando estava com os Samaritanos demonstram misericórdia e gratidão, já que eles eram vistos como “impuros” (o povo daquela época não poderia chegar perto das pessoas ou alimentos impuros, porém Jesus dita que o que sair da boca que torna o homem impuro e que Deus purificou tudo o que se era considerado como impuro).
O evangelho tanta a vida e missão de Jesus (veio trazer o projeto da Salvação, constrói uma nova história.) que é somente possível com a presença do Espírito Santo como força que acompanhar conduz e inspira missão de Jesus tendo como continuação o caminho da Igreja em Atos que juntos formam o caminho da Salvação.
O caminho do discipulado é o mesmo caminho do mestre, Jesus ensina e aprender com a vivencia de Fé. Que é individual e intransferível.
Também é importante informar que na mesa lugar de encontro. Edificando a vida dos pobres e oprimidos, protestado contra o sistema explorando.
Jesus entrar nas casas de pecadores come com eles, coisas que os religiosos da época achavam um absurdo e esse era uns dos motivos para eles perseguirem Jesus.
Jesus se mostrou totalmente obediente e submissão a Deus e a sua morte foi para temos a vida eterna. E pelo crer nela tenhamos a vida eterna.
Jesus se mostrou pedagogo, ensinado uma nova forma de ser e agir. Ele nasceu com uma missão de anunciar a graça sendo Filho de Deus (O messias).
0 comentários:
Postar um comentário